A culpa é uma emoção dolorosa. Poucas emoções humanas são tão desgastantes e tão dolorosas como os sentimentos de culpa que nos atribuímos e a reprovação pessoal de alguém que nos culpa. No grau mais elevado de sua intensidade, a autocondenação tortura a mente consciente durante o dia e perturba os sonhos à noite. Como a voz da consciência fala do interior da mente humana, não podemos escapar do seu martírio incessante, por causa de nossos erros, falhas e pecados.

A culpa é algo tão devastador, que as clínicas e os hospitais destinados a tratamentos de distúrbios emocionais estão lotados de pacientes que se encontram arrasados e desequilibrados por causa de autoacusações e de ódio pessoal que nutrimos por nós mesmo. Todavia, será que toda culpa é prejudicial? Certamente que não! Existe a culpa falsa e a culpa verdadeira. Quando uma pessoa age motivada pela raiva ou pelo medo, terá de lidar com o sentimento de culpa.

A culpa verdadeira é aquela que sentimos por termos agido contra a vontade de Deus, seja em ação ou em pensamento. O Espírito Santo age em nosso interior e leva-nos a uma forte convicção do pecado que tenhamos cometido, fazendo-nos sentir culpados. Essa culpa nos estimula a consertar os nossos erros e pecados, diante de Deus e dos homens. Nesse aspecto, a culpa é formidável, porque confronta e combate o orgulho, que é a raiz que nos conduz para a prática do mal. A culpa foi criada por Deus, para que lutemos contra o pecado em nós e libertemo-nos do pecado.

Já a culpa falsa é sentida quando nós mesmos, outras pessoas ou os espíritos malignos acusam-nos de havermos pecado ou errado, porém o Espírito Santo não nos está convencendo disso. Os psicólogos são fascinados por esse tipo de encaminhamento de culpa, porque muitas pessoas são afligidas por esse sentimento negativo, e eles não sabem como as ajudar a libertarem-se dessa autocondenação. Para ser livre da culpa falsa é necessário colocarmos em prática a humildade e a submissão perante Deus. Esses não são atributos naturais e humanos, pois são qualidades que são produzidas por Deus. Em Mateus 11:29 e em 1João 1:9, está escrito: “… aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar…”. Então, se você confessa os pecados e erros, imediatamente, recebe o perdão de Deus. Creia nisso, sinta-se livre! Não continue se culpando!

“A culpa verdadeira é aquela que sentimos por agirmos contra a vontade de Deus! Confesse os erros e receba o perdão de Deus!”

06 de fevereiro

Para ver e ouvir essa mensagem, dê o play abaixo:


Faça essa Oração

“Oração Confissão de pecados”

Pai Celeste, eu Te louvo pela graça que recebi através do Senhor Jesus Cristo. Eu me regozijo na vitória que Tu me forneceste para viver acima do pecado e do fracasso. Eu me apresento diante de Ti em confissão e para implorar a Tua misericórdia sobre os meus próprios pecados e os pecados da Tua Igreja, que é o Teu corpo.

Pai, em nome de Jesus Cristo, venho em Tua presença para confessar, e rejeitar e não tolerar mais a ação dos espíritos de engano, de lascívia, de apostasia e de avareza. Pai, em nome de Jesus Cristo, peço que Tu venhas tirar todo o fermento religioso e farisaico, os ensinamentos humanos, a mentira e as ideias próprias do meu interior. Vem operar através da Tua Palavra, e que eu possa exaltá-La. Eu reconheço que a Tua Palavra é o único caminho, a única verdade e a única vida. Pai, em nome de Jesus Cristo, eu oro a Ti para que eu tenha disciplina, responsabilidade, limites, ordem, liderança e organização. Que eu venha ter interesse pelos outros, ajudando e orando. Pai, em nome de Jesus Cristo, peço-Te que toda vez que eu for ensinar, ministrar ou pregar a Tua Palavra, que isto seja feito com vida e revelação, sem interferência do ego.

Pai, ajuda-me a assumir minha posição de membro do Corpo de Cristo, com interesse pela obra de Deus e com responsabilidade. Peço-Te tudo isso Senhor e Te agradeço, vem concluir a obra que Tu iniciaste, Senhor, em minha vida e na vida dos meus irmãos. Glorifico e exalto o Teu nome, pois o Teu nome é santo, santo, santo. Em nome do Senhor Jesus.

Amém.


TV Menorah por assinatura

Recomendamos para você:

Culpa falsa

Deus nos chamou e nunca irá nos abandonar! Em 1João 1:9 vemos que para confessar temos que nos arrepender. Muitas vezes, confessamos ao Senhor nossos pecados, Ele nos perdoa, mas nós não nos perdoamos, isso é culpa!


TV Menorah por assinatura

16 canais com + de 4000 mensagens de vídeo e 3000 mensagens de áudio da Palavra de Deus exclusivas a respeito do conteúdo específico do canal.

www.tvmenorah.com.br
Levando vida para você!


Louve e Adore a Deus! Dê o play abaixo:

Deixe um comentário